terça-feira, 9 de novembro de 2010

Informática na Educação: A utilização da informática como recurso pedagógico.

Não é recente a abordagem desse assunto. Hoje, pesquisando pela Web podemos identificar muitos textos que abordam aspectos similares e outros nem tanto, do universo vasto que o tema engloba.

O professor Ronaldo Garcia[1], por exemplo, aborda aspectos interessantes que, na minha opinião, seriam a causa dos desencontros entre a informática e o processo ensino-aprendigagem, no cotidiano de muitos professores: a fonte dos conhecimentos dos alunos, a mediação do professor para o culto do aluno ao conhecimento científico e o uso de pesquisas direcionadas e interação virtual para reforço dos estudos presenciais.

Vemos, sobre a fonte dos conhecimentos dos alunos, que muitas vezes nós professores temos o hábito de assumirmos três possíveis posturas: a completa ignorância ante o conhecimento prévio do aluno; o despreparo para apresentar os aspectos estimulantes e educativos da informática, alimentando em muitos alunos o mito de que a internet e a informática, por extensão de sentido, mais servem para o lazer do que para os estudos; o uso do computador como mera máquida datilográfica modernizada, ignorando as possibilidades de pesquisa e interação virtual entre ele e seus alunos (e estes entre si) , de modo a reforçar encontros presenciais em que o professor passa à condição de mediador do conhecimento científico, orientando os alunos em todas as etapas da produção deste tipo de conhecimento.

A professora Francisca Nildes[2], após abordar temas interessantes como a visão do computador como “máquina de ensinar e instrumento de ensinar”, na sua monografia, conclui:
Com base nas pesquisas podemos mostram a capacidade do computador como instrumento pedagógico para a elaboração de atividades, que permite o aluno passar por um processo de construção do conhecimento. No entanto, isto não significa que o computador por si só basta para revolucionar a educação. Com a visão de professor e o conhecimento do potencial do computador posso elaborar atividades, projetos e pesquisas que propicie a aprendizagem através da discussão e simulação de programas. (sic!)
Assim, vemos que o desafio para o uso da informática na educação não está nela em si, mas no limite da nossa criatividade para a percepção das possibilidades desta ferramenta. Assim como alguns professores reciclam materiais inusitados como instrumento para as suas práticas pedagógicas (garrafas pets, a vegetação próxima da escola, um jornal velho, etc), está mais do que na hora de começarmos a redescobrir a informática e analisarmos a nossa sociedade para vermos o que realmente pode ser voltado para a realidade educacional, tendo em mente o mercado de trabalho e todos os novos comportamentos sociais do homem contemporâneo.

Para finalizar, aqui cabe uma ênfase de minha parte para as redes sociais, pois vejo iniciativas como o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), que a SEMED de Manaus está implantando, uma excelente oportunidade de realmente inovarmos nossas práticas.

Fontes consultadas:



[1] Autor do artigo “A informática como recurso pedagógico”.
[2] Autora da monografia “Informática na educação: a utilização da informática como recurso pedagógico nas séries iniciais”

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